O Ecourbanista: 0008 - “Peixe mais feio do mundo” pode ser extinto

O Ecourbanista

Minha foto
Nome:

Powered by Blogger

quarta-feira, janeiro 27, 2010

0008 - “Peixe mais feio do mundo” pode ser extinto

Animal que vive na costa australiana corre risco de desaparecer por ser bastante capturado acidentalmente
O blobfish (Psychrolutes marcidu), considerado por muitos o “peixe mais feio do mundo”, está ameaçado de extinção, segundo informações do site do jornal inglês Mail Online . O estranho animal de corpo gelatinoso pode chegar a 30,5 cm e vive a cerca de 800 metros de profundidade nas águas da costa sudeste da Austrália e da Nova Zelândia.


Blobfish.
Fonte: http://pesca-cia.uol.com.br/


Como não é comestível – sem valor comercial algum – o blobfish acaba não despertando o interesse dos pescadores. No entanto, por viver no mesmo habitat que as cobiçadas lagostas e camarões é uma frequente presa acidental. Por serem pouco resistentes, praticamente todos os exemplares pescados acabam morrendo.
"Uma quantidade muito grande de blobfish vem sendo morta devido à pesca de arrasto pelo fundo, que é uma das formas mais destrutivas de pesca", explica o professor da Universidade de York, Callum Roberts.
A solução para o fim da matança do blobfish, segundo Roberts, é justamente combater a pesca de arrasto em uma região que tem o tamanho equivalente à cidade Paris (FRA). Mas por conta da lucrativa pesca das lagostas e camarões, dificilmente tal medida será tomada.

(DIEGO SALOMÃO e LIELSON TIOZZO)
Retirado do site da revista Pesca & Companhia, publicado em 01/2010


Mais um exemplo da pesca indiscriminada ameaçando o equilíbrio da cadeia alimentar - ainda mais em se tratando de um animal relativamente raro e específico da região australiana, que é particularmente exótica.
Infelizmente, não há muitas informações sobre o blobfish (nem nome em português oficial ele tem, por exemplo). Basicamente, ele vive nas profundezas do oceano - razão pela qual ele é gelatinoso (num local onde a pressão é enorme, ter um corpo "estrutural e ósseo", por assim dizer - como o humano -, é quase uma desgraça para qualquer ser, uma vez que os movimentos ficam razoavelmente impossibilitados), e caça camuflado nas rochas (portanto, presume-se que seja carnívoro).
Há outra reportagem sobre pesca indiscriminada que mostrarei amanhã, portanto, guardarei meus comentários por ora.
Até lá!

Marcadores: , , , , , , ,

0 comentários:

Postar um comentário

<< Home