0017 - Barco feito de garrafas PET atravessa o Oceano Pacífico
Com quantos paus se faz uma canoa? Essa pergunta é difícil, mas, com quantas garrafas PET se faz um barco a gente consegue responder: 12 mil.
Na tentativa de chamar a atenção das pessoas para o problema do lixo no planeta, o ecologista inglês David de Rothschild projetou um sistema de flutuação com 12 mil garrafas de dois litros, presas ao casco. Preenchidas com apenas 12 gramas de gelo seco, elas garantem que a estrutura, de plástico reciclável, não afunde na água.
Os mastros são feitos de canos de alumínio reciclado, enquanto as velas são fibras de um tipo de PET. As cabines também são feitas de plástico reciclável e são removíveis, podendo ser usadas como estruturas em terra firme.
O barco com 10 tripulantes partiu de São Francisco, nos Estados Unidos, e chegou ao outro lado do mundo após 130 dias e mais de 20 mil km percorridos. O Plastiki, como foi batizado, finalmente completou a travessia do oceano Pacífico chegando em Sydney, na Austrália.
O barco Plastiki chega ao Porto de Sydney na segunda-feira 26/07/2010. (Foto: AP)
Fonte: http://g1.globo.com/mundo/noticia/2010/07/barco-feito-de-garrafas-pet-termina-travessia-do-oceano-pacifico.html
Entre os locais visitados pelo barco e tripulação, está a passagem pelo grande depósito de plástico do Pacífico (Great Pacific Garbage Patch), uma região gigante de acúmulo do material logo abaixo da superfície do oceano.
Postado no site SWU em 11/08/2010
Marcadores: Garrafas, Notícias, Reciclagem, SWU