O Ecourbanista: 0018 - Flower Tower: verde urbano conquista prédio parisiense

O Ecourbanista

Minha foto
Nome:

Powered by Blogger

sexta-feira, setembro 17, 2010

0018 - Flower Tower: verde urbano conquista prédio parisiense

É comum que cada morador ornamente o espaço da varanda dos prédios com um cantinho verde.


Fonte: http://pensandoverde.blogtv.uol.com.br/2010/09/15/flower-tower-verde-urbano-conquista-predio-parisiense

Mas esse foi um projeto especialmente dedicado à natureza. Ao todo, são 380 vasos de plantas que circundam o espaço exterior do prédio como uma sebe gigante.


Fonte: http://pensandoverde.blogtv.uol.com.br/2010/09/15/flower-tower-verde-urbano-conquista-predio-parisiense

Jonathan Glancey do jornal “The Guardian” chegou a afirmar que o edifício “Flower Tower” é um melhores lugares para se viver em Paris. E o porquê está explícito na presença natural e abundante em toda a fachada da construção.
O paredão foi desenhado minuciosamente pelo arquiteto Edouard François. Para quem vê de fora, até pode parecer que os vasos estão desalinhados e prestes a cair, mas é ilusão. O projeto foi cuidadosamente embutido na estrutura da grande obra.
Conheça aqui outros trabalhos de Edouard François.

(FERNANDA FADEL)

Postado no site Pensando Verde em 15/09/2010, às 14h19


O nome Flower Tower (ou Tower Flower, como grafado no site de Edouard François) é um tanto estranho, uma vez que o edifício tem prioritariamente bambus - e bambus, propriamente, não dão flores (as espécies que floreiam morrem pouco depois). Creio que deve ser um nome melhor que "Bamboo Tower", não?
No geral, é uma ótima idéia para habitações sociais (este é o objetivo declarado do projeto) e maior inserção do verde na área urbana.
Este edifício semi-literalmente verde foi pensado como uma lufada de ar fresco, um ambiente mais agradável dentro da Cidade Luz. Suas fachadas parecem ser algo completamente caótico e algumas plantas parecem que vão cair, mas é pura ilusão. cada planta está pensada para estar na pisção exata em que se encontra, e o crescimento irregular dos troncos e folhas aumenta o charme orgânico da edificação,e contrasta com a concreta estrutura - em concreto em tons de cinza, com interiores em branco e piso aleatoriamente coloridos em branco e preto.
Este, definitivamente, é um dos cantos que eu quero visitar na vida!

Marcadores: , , ,

0 comentários:

Postar um comentário

<< Home