O Ecourbanista: 0019 - Sobre as eleições brasileiras

O Ecourbanista

Minha foto
Nome:

Powered by Blogger

sexta-feira, outubro 29, 2010

0019 - Sobre as eleições brasileiras

Eu sou Antonio Elias Firmino Ferreira, e atendo pela alcunha de Tom Ferreira. Tenho 27 anos. Sou Arquiteto e Urbanista (prefiro "EcoUrbanista", mas a carteira de trabalho não permite). Ecologista, embora não filiado a nenhum grupo (mas sempre divulgando atividades que julgue interessantes e causas as mais diversas possíveis dentro do tema ambiental). Funcionário público - não na minha área de formação. E, o que mais importa a este post, sou um cidadão alagoano e brasileiro que paga seus impostos e que NÃO está satisfeito com o retorno que vê.
Durante o primeiro turno, manifestei intensamente meu pensamento acerca dos candidatos via twitter. Neste segundo, o circo se armou de forma definitiva, e preferi manter o low profile e evitar emitir opiniões o máximo possível (embora, em alguns momentos, tenha sido impossível disparar certas alfinetadas).
Vi os dois debates entre os candidatos e confesso, ainda não me decidi por nenhum dos dois votos. Tenho uma vontade enorme de votar nulo e mandar uma senhora banana para todos os envolvidos neste segundo turno de eleições, que julgo ser um circo, nada mais. Mas isto não é do meu feitio, portanto, devo me decidir, assim como todos os brasileiros hábeis ao voto que acompanham este blog - e os que não o acompanham, também.
No assunto que mais interessa a este blog, nenhum dos quatro é satisfatório. Muito pelo contrário - TODOS OS QUATRO SÃO EMBUSTES NO QUESITO PRESERVAÇÃO ECOLÓGICA E GESTÃO SUSTENTÁVEL (em especial Dilma com seu PAC medonho e duvidoso e Ronaldo Lessa, com incontáveis denúncias de crimes contra o meio ambiente pesando em suas costas). Então, como decidir em quem votar? Como ajudar um brasileiro (e algum alagoano, em caso mais específico) indeciso como eu a também se decidir? Decidi fazer uma lista pequena, que aqui exponho. Espero que nos sirva de ajuda.
PRESIDENTE DO BRASIL
POR QUE VOTAR EM DILMA?

- Bem ou mal, no quesito "crescimento do poder aquisitivo da população de menor renda", Lula foi o melhor presidente que já houve na história do País. E Dilma é a sua escolhida para sucedê-lo. Isso deve dizer que seu programa econômico terá continuidade, certo?
- Seria bonito um país machista como o Brasil finalmente eleger uma mulher (mesmo ela sendo feia como o cão chupando manga).
- Dilma é conhecida por ser enérgica, e o País realmente necessita de alguém com tal pulso firme para ditar os seus rumos.
- O governo Lula viu uma avalhance de crescimento do ensino superior e técnico no País, como nunca se viu antes em outra parte do mundo que não TALVEZ a Ásia e a Oceania.
POR QUE NÃO VOTAR EM DILMA?
- Começo pelo mesmo motivo em que votar nela: Dilma é a escolhida do Lula para sucedê-lo. Vamos encarar a real - Lula NÃO FOI essas coisas todas como presidente. É bonito vê-lo como sendo "o cara" do Obama (outro que também não tá rendendo nada do que a propaganda fez dele), mas a real é que Lula passou maior parte do seu governo fazendo gracinhas no exterior que governando seu País. Fora ter abandonado suas raízes completamente, ignorando seus companheiros operários e trabalhadores (aumentos do salário mínimo? Já ouviram falar em "pão-e-circo"?) e passando a endeusar aqueles que eram seus maiores inimigos (já esqueceram Lula dizendo que os grandes fazendeiros de cana-de-açúcar, que antes eram "a força do atraso e do mal", agora foram pintados como "os heróis do Brasil"? Eu não!).
- Associações com Fernando Collor, Sarney, Sarney, Sarney, Renan Calheiros e mais outros nomes de gente de bem...
- Com Dilma no poder, adivinha quem volta? Delúbio, Zé Dirceu, Palocci e uma patotinha que escondia dinheiro nas cuecas e nas meias (sim, os "meninos" de Lula).
- O PT não é dado à imprensa livre, e sim à imprensa que noticia o que lhes é interessante ser noticiado. Engraçado, o PT não surgiu lutando pela liberdade de imprensa em plena ditadura? O que é, então, esta curiosa volta ao passado?
- O PT é, também, amplamente conhecido por ser um partido REVANCHISTA. Alguém lembra de quando o Lula finalmente foi eleito, a literal perseguição que os partidos contrários sofreram (especialmente o PSDB)? nas palavras de uma pessoa bem íntima minha, o PT se mostrou "um ninho de fascistas que além de encobrirem falcatruas, mentem, injuriam e caluniam adversários."
- Lula e Dilma não têm a mínima vergonha de mentir e afastar os reais responsáveis pelo seu maior trunfo, ao invés de assumir de uma vez que a Bolsa Família não é uma idéia original sua e sim a junção de várias bolsas que estavam em vigor no governo de Fernando Henrique Cardoso. De qualquer modo, eu sou contra esse monte de esmolas para o povo. Não, eu não sou contra a evolução e o progresso. Mas os fatos principais são: 1) os próprios petistas desviam HORRORES de dinheiro inscrevendo suas próprias famílias e laranjas no BF; 2) mais de 70% das famílias que recebem o benefício vivem apenas disso e sequer procura ocupação real, afinal, já sabe que tem fonte de renda ad eternum sem muito esforço.
- O crescimento do ensino superior prova ser mais um embuste ao passo em que sua qualidade DECAI EM NÍVEIS ALARMANTES por simplesmente NÃO SER DADO INCENTIVO ALGUM À MELHORIA DO ENSINO MÉDIO, FUNDAMENTAL E PRÉ-ESCOLAR. Então, qual a maneira mais fácil de botar mais gente nas universidades e fazer bonito na propaganda? Inventa mais bolsa-esmola. Inventa de criar cota, discriminando minorias fingindo-se de assistencialista. E o pior: NIVELA O ENSINO SUPERIOR POR BAIXO, o que é um crime, pois cria profissionais cada vez mais despreparados.
- Amizades suspeitíssimas com Chaves, Almadinejad (nem sei como se escreve este nome!), Moralez...
- Dilma é uma completa desconhecida da vida política. O mais provável é que ela seja uma marionete política de Lula e José Dirceu. Sua única experiência comprovada em gerência foi uma loja de artigos de R$ 1,99 que faliu!
- Arquitetos e urbanistas, cuidado: se vocês têm idéias e projetos que vão de encontro ao PAC, Dilma vai trucidar vocês - perguntem aos funcionários do IPHAN. Amigos meus de lá me confidenciaram que eles receberam um "chega-pra-cá" da dulcíssima candidata avisando que nem pensem em fazer pesquisas arqueológicas ou transformar em patrimônio qualquer coisa que esteja no caminho dos projetos do PAC. É, literalmente, o crescimento em troca da memória do nosso próprio tesouro físico, biológico e cultural.
POR QUE VOTAR EM SERRA?
- José Serra foi Presidente da UNE e ficou do lado de João Goulart quando ele foi deposto pelos militares.
- Serra lutou por reformas de base - que eram bandeiras de luta dos progressistas na época da ditadura militar: reforma agrária, reforma urbana e tantas outras.
- Na época em que foi ministro da saúde, Serra conseguiu MUITOS feitos impressionantes e significativos para os brasileiros, como a quebra das patentes dos remédios contra a AIDS, que permitiu que eles fossem distribuídos de graça para os brasileiros em postos de saúde.
- Serra já teve vários mandatos. Se venceu inúmeras eleições (independentemente do seu cumprimento)
POR QUE NÃO VOTAR EM SERRA?
- José Serra pode falar em concursos públicos o quanto quiser: todo mundo sabe que ele pode até falar a verdade, mas se o estiver fazendo, seu próprio partido vai podá-lo. O PSDB acredita piamente no Estado Mínimo, e foge da realização de concursos públicos como o diabo foge da cruz.
- Ainda na questão funcionalismo público, é de lembrar o que aconteceu no período FHC: greves a perder de vista, arrocho salarial intenso, causando uma defasagem tremenda.
- Serra é conhecido por não ser um bom cumpridor de seus compromissos. Sim, ele foi eleito inúmeras vezes pros mais variados cargos públicos, mas NUNCA terminou qualquer de seus mandatos. Mesmo tendo assinado um termo se comprometendo a terminar o mandato de Governador do Estado de São Paulo, ele não o cumpriu.
- A imagem mais chocante do governo Serra em São Paulo foi a truculência da polícia com os estudantes que invadiram a Reitoria da USP. Péssima medida de alguém que já foi presidente da UNE!
GOVERNADOR DE ALAGOAS
POR QUE VOTAR EM TEO?

- Bem ou mal, o governo de Teotônio Vilela é ficha-limpa. Não há qualquer mácula sobre sua ficha governamental, do ponto de vista legal.
- Aparentemente, Teotônio colocou as finanças estaduais em relativa ordem.
- Teotônio tem bom relacionamento com quase todos os políticos com que cruza, seja aliado ou adversário, além de ser leal a seus aliados. É importante que um governante tenha senso de "fair play".
POR QUE NÃO VOTAR EM TEO?
- Teotônio foi um péssimo governador para quem, como eu, é funcionário público estadual. O arrocho salarial que ele impôs a todos (fora a ferrenha teimosia e não chamar os classificados de vários concursos feitos alegando a Lei de Responsabilidade Fiscal como motivo) colocou muitos servidores em dificuldades financeiras - como o ocorrido na presidência de FHC.
- A reforma do sistema sanitário da cidade de Maceió, embora mais que necessária, se deu (está se dando) de forma desastrada. O governo nunca deu qualquer justificativa, ou mesmo um necessário roteiro das ruas que receberiam as obras e por qual período, pegando os cidadãos de surpresas e causando um caos no trânsito que ainda perdura.
- Uma crença particular minha diz que NINGUÉM merece um segundo mandato. Mesmo que seu primeiro tenha sido as mil maravilhas, no segundo, o negócio cai feio! E o dele já não foi estas coisas...
POR QUE VOTAR EM LESSA?
- Lessa foi um governador regular para os funcionários públicos (e regular, em Alagoas, já é grande coisa!).
- Lessa pagou os funcionários todos os meses (nem sempre em dia, mas relativamente próximo).
- Também instaurou a isonomia salarial dos professores (embora Teotônio tenha acabado com a festa meses depois).
- Foi um incentivador (ao menos aparente) da pequena empresa - que é o que REALMENTE garante empego à população local.
POR QUE NÃO VOTAR EM LESSA?
- Ronaldo Lessa tem tantas acusações pendendo sobre ele que ele simplesmente não governará, em caso de uma eleição. Provavelmente passará quatro anos tendo que se defender na justiça.
- Se esta é a reeleição de Teo, Ronaldo já foi eleito e reeleito. Este será seu 3º mandato!
- Nem o presidente Lula, que deveria ser seu maior cabo eleitoral, o apóia, realmente. Gravou um vídeo forçado para o horário eleitoral e nem pisou no Estado durante toda a campanha.
- Associações de Ronaldo Lessa? Fernando Collor, Renan Calheiros... precisa dizer mais?

E então, galera, como anda a decisão de vocês? A minha ainda não foi tomada.

Marcadores: , ,

0 comentários:

Postar um comentário

<< Home